Ideias


RECICLAGEM: Quem disse que festa infantil precisa ser descartável?

Tudo é descartável, nada escapa! Pratos, talheres, copos, toalhas, guardanapos, enfeites, embalagens de doces, saquinhos de lembranças e até as bexigas.  Será que não existe um jeito mais sustentável de se comemorar o aniversário dos pequenos?!

Falamos tanto em educação ambiental, mas aí passamos a ideia de que festa é desperdício mesmo - que coisa mais fora de moda...
Isso porque ainda não falamos dos brinquedos de plástico das famosas sacolinhas distribuídas aos convidados mirins no final, puro plástico trazido da China, que depois de ser montado por mãozinhas tão mirins duram menos de um dia.

Será que esse tipo de celebração que não tem nada a ver com a realidade do planeta ainda terá espaço por aqui por muito tempo? Acreditamos que não!! Imagine o lixo gerado em cada festa! Não importa onde a comemoração acontece, com todo esse arsenal descartável, só o que conseguimos imaginar é uma montanha de lixo que, na maioria das vezes, sequer é separada para a reciclagem.

Festa de criança pode ser divertida e politicamente correta, podemos ir atrás de fornecedores de brinquedos de madeira, sacolinhas de algodão ao invés de plástico, brinquedos artesanais, lápis de madeira de reflorestamento e muito mais. O Ateliê Festejar oferece essa nova realidade aos clientes do Vale do Paraíba, organizando festas com esse tipo de cuidado.
O legal dessa história é perceber que dá para festejar de um jeito mais soft para todos. Com criatividade, retalhos de tecido fazem a decoração para o salão e sacolinhas com balas, língua-de-sogra, apito e miniatura do Batman podem ser substituídas, por exemplo, por uma oficina de arte em que as crianças levam pra casa o que produzem durante a badalação. Em poucas palavras e para resumir o papo: isopor para sustentar o personagem na parede atrás da mesa do bolo, nem pensar!!!!!
Bonecos de pano, toalhas de tecido, peças em porcelana, madeira, flores, e lindas guloseimas que servem de lembrancinhas, tudo REUTILIZÁVEL e politicamente correto, sempre mantendo o charme, no tema e nas cores escolhidos.
Em tempo, depois de pensar em descartar os descartáveis, pode ser interessante também rever os alimentos que compõem o cardápio da meninada...